Piracicaba

História
Gentílico: Piracicabano
Em 1766, o capitão-general de São Paulo, D. Luís Antônio de Souza Botelho Mourão, encarregou Antônio Corrêa Barbosa de fundar uma povoação na foz do rio Piracicaba. No entanto, o capitão povoador optou pelo local onde já se haviam fixado alguns posseiros e onde habitavam os índios Paiaguás, à margem direita do salto, a 90 quilômetros da foz, no lugar mais apropriado da região. A povoação seria ponto de apoio às embarcações que desciam o rio Tietê e daria retaguarda ao abastecimento do forte de Iguatemi, fronteiriço do território do Paraguai.
Oficialmente, o povoado de Piracicaba, ligado administrativamente à Vila de Itu, foi fundado em 1º de agosto de 1767. Em 1774, a povoação foi elevada à categoria de Freguesia, com uma população estimada em 230 habitantes.

Piracicaba Década 60-70 | ACVP
Em 1784, Piracicaba foi transferida para a margem esquerda do rio, logo abaixo do salto, onde os terrenos melhores favoreciam sua expansão. A fertilidade da terra atraiu muitos fazendeiros, ocasionando a disputa de terras.
Em 1822, Piracicaba foi elevada à categoria de Vila, tomando o nome de Vila Nova da Constituição, em homenagem à promulgação da Constituição Portuguesa, ocorrida naquele ano.
Em 11 de agosto de 1822 é instalada a Câmara de Vereadores de Piracicaba, marcando o início da autonomia administrativa.
Na Vila predominavam as pequenas propriedades. Além da cultura do café, plantações de arroz, feijão e milho, de algodão e fumo, mais pastagens para criação de gado. Piracicaba era um respeitado centro abastecedor.
Em 24 de abril de 1856, Vila Nova da Constituição foi elevada à categoria de Cidade. Em 1877, por petição do então vereador Prudente de Moraes, mais tarde primeiro presidente civil do Brasil, o nome da cidade foi oficialmente mudado para Piracicaba, "o mais certo, o correto e como era conhecida popularmente".
O nome da cidade vem do tupi-guarani, significado lugar onde o peixe pára. É uma referência às grandiosas quedas do rio Piracicaba que bloqueiam a piracema dos peixes.
Turismo
Conhecida por sua rica história, cultura e belezas naturais, destacam-se os principais pontos turísticos e atividades:
Rio Piracicaba: O rio que dá nome à cidade é um dos maiores atrativos. A famosa "Piracema" (subida dos peixes) é um fenômeno natural que pode ser observado no período de reprodução. O passeio de barco pelo rio é uma excelente forma de conhecer a cidade sob uma nova perspectiva.
Cultura e História: A cidade tem várias construções históricas que remontam ao período colonial, como a Igreja de São José, o Palácio dos Bandeirantes, e o Museu da Água. O Cine Piracicaba, além de ser um cinema, também é um centro cultural importante.
Cachoeira de Emas: O Parque Natural Municipal da Cachoeira de Emas é uma ótima opção. Ele oferece trilhas e áreas para picnic, além da famosa cachoeira, ideal para relaxar.
Eventos e Festividades: Piracicaba é famosa por sua programação anual de eventos, como o Festival do Peixe (onde a culinária local, especialmente pratos à base de peixe, é destaque) e a Festa das Nações (que celebra as diversas culturas presentes na cidade).
Turismo Rural: A cidade oferece também o turismo rural, com várias propriedades de agropecuária e opções de turismo em fazendas, incluindo atividades como trilhas, passeios de cavalo e vivência rural.
Turismo Gastronômico: A culinária piracicabana é outro grande atrativo. O prato mais emblemático é o famoso "peixe com pirão", especialmente o tambaqui e o pintado. A cidade conta com diversos restaurantes que servem pratos típicos da região.
Centro de Lazer e Aventura: Além de atividades culturais e naturais, Piracicaba também oferece opções para quem busca aventura, como esportes aquáticos no rio, trilhas e até atividades de rafting, dependendo da temporada.
Roteiros Pedagógicos: A cidade tem uma oferta de roteiros pedagógicos, com visitação a museus e espaços culturais que buscam despertar o interesse por educação ambiental e história para estudantes e turistas.
Fonte: https://www.camarapiracicaba.sp.gov.br
Fonte: https://piracicaba.sp.gov.br