Pedreira

Como chegar: Para ir até Pedreira, saindo de São Paulo, é preciso acessar a SP-348 (Rodovia dos Bandeirantes) até a saída 47, a SP-330 (Rodovia Anhanguera) até a saída 86, a SP-083 (Rodovia José Roberto Magalhães Teixeira), a SP-065 (Rodovia Dom Pedro I) até a saída 133, a SP-340 (Rodovia Gov Adhemar de Barros) até a saída do km 131-A e a SP-095 (Rodovia João Beira).

Pedreira

Distante 133 km de São Paulo, a cidade de Pedreira, na Região Metropolitana de Campinas é integrante do Circuito das Águas Paulista. É conhecida como “Capital da Porcelana”, como resultado de inúmeros estabelecimentos, entre fábricas e lojas, que oferecem louças, porcelanas, cerâmicas, objetos em madeira e muito mais. Trata-se de uma cidade muito receptiva, cortada pelo Rio Jaguari, com belas paisagens e uma variedade de opções de lazer para todas as idades. Em razão de seu potencial turístico, Pedreira tornou-se MIT (Município de Interesse Turístico) em novembro de 2017. Esse reconhecimento fomentou o setor local, ocasionando até mesmo o aumento da rede hoteleira e do comércio nas lojas de artesanato com a construção de novos empreendimentos, fomentando a economia local.

Com 43.112 habitantes (IBGE/2022), a cidade se firmou como exemplo de destino para quem está decorando ou equipando algum local ou até mesmo a própria casa. São mais de 300 lojas que comercializam diversos produtos como utensílios para cozinha, louças, esculturas, vasos, quadros e os famosos artigos de porcelana. Estas vendas são responsáveis por movimentar grande parte da economia do município e por gerar mais de nove mil empregos no setor de compras, o que corresponde a cerca de 20% dos pedreirenses. Além disso, as lojas e fábricas também são bastante requisitadas por quem busca matéria prima para artesanatos, devido ao preço muito chamativo.

Além do Turismo de Compras, Pedreira tem outras opções de atrações turísticas, como é o caso do Monumento da Revolução Constitucionalista de 1932, onde soldados implantaram suas trincheiras. Outras atrações: Casa do Coronel João Pedro de Godoy Moreira,  Igreja Matriz de Santana,  Igreja Matriz de Santo Antônio de Pádua e Igreja Matriz de Nossa Senhora Aparecida, Museu Histórico e Museu da Porcelana
(atrações turísticas que guardam coleções de objetos que contam a história da cidade e também da porcelana), e as Capelas de Nossa Senhora da Imaculada Conceição e do Bom Jesus. Tem mais: o Zoo Bosque Municipal de Pedreira, que ocupa uma área de 33 mil m², remanescente de mata nativa e com inúmeras espécies vegetais. Ao todo existem mais de 60 animais abrigados no atrativo, como gato do mato, tucano, quati, macaco prego e macaco aranha, além de diversas espécies de aves. Está localizado na rua Santos Dumont, bairro Morumbi. Para quem procura por artesanato, há ainda a Feira de Arte e Artesanato dos artesãos cadastrados pela SUTACO que comercializam peças em crochê, tapetes, dentre outros produtos em diferentes técnicas e materiais.

Há também o passeio pelo Teleférico Municipal que leva os visitantes até o Complexo Turístico do Morro do Cristo, que após a revitalização dispõe de novas atrações, como o Caminho dos Apóstolos, o Relógio das Flores, o Jardim das Oliveiras, lanchonete, sanitários, dentre outras benfeitorias à disposição dos seus frequentadores. Além do famoso Corredor Turístico da Rota das Compras formado por mais de 300 lojas de artesanato que oferecem ainda uma gastronomia ofertada pelos restaurantes, lanchonetes, pizzarias, cafeterias à disposição dos turistas durante o passeio pela cidade, além de seus meios de hospedagens.

Ainda no gênero, um ponto de destaque na cidade é o Complexo Turístico do Morro do Cristo que retrata as Estações da Via-sacra, chegando finalmente à imagem do Cristo Redentor, onde os turistas se deslumbram com uma vista 360º da cidade. O calendário de festas de Pedreira é bem recheado, começando pela principal delas, dia 26 de julho, em homenagem à padroeira da cidade, Sant’Ana. Há também o Carnaval; Festival de Pipas e Papagaios; comemoração à chegada da Primavera; a Bênção aos Animais, o Encontro de Fuscas e o Desfile Cívico pelo aniversário da cidade, em 31 de outubro.

Conta a história que o nome da cidade não está associado a grande quantidade de pedras, mas na verdade, origina-se da presença de "Pedros" na família do fundador dos Godoy Moreira, João Pedro, pai e filho e seus irmãos Bento Pedro, Antônio Pedro, Joaquim Pedro, José Pedro e um sobrinho que adotou o nome de Luiz Pedro. Fora isso, na cidade também existem logradouros e instituições nomeadas em homenagem ao nome do fundador, Coronel João Pedro de Godoy Moreira.

Enfim, se você pensou em decorar? Pensou Pedreira! O paraíso das compras! Um show em decoração! Pois a cidade é repleta de encantos e novidades em peças artesanais. Está a menos de duas horas de São Paulo, próxima de Campinas e no Circuito das Águas Paulista. Além de seu extenso comércio turístico com mais de 300 lojas, Pedreira também oferece uma variedade em atrativos, como o Teleférico, o

Morro do Cristo, o Zoo-Bosque, o Museu Histórico, o Museu da Porcelana, a Praça Ângelo Ferrari, suas igrejas e capelas, dentre outras opções, além de sua tradicional gastronomia. Com quase 50 mil habitantes, a cidade é o destino perfeito para desfrutar de dias de lazer, turismo e ótimas compras. Venha vivenciar toda a magia e se encantar com que Pedreira tem a oferecer!

Mais informações: www.pedreira.sp.gov.br
Fonte: www.turismo.sp.gov.br