ACESSIBILIDADE

Itatiba

Município de Interesse Turístico

Itatiba

Itatiba, que em tupi-guarani significa ‘muita pedra', é carinhosamente chamada por seus moradores de "Princesa da Colina", título que conquistou por seu relevo acidentado. Do topo de suas colinas é possível apreciar as belas vistas da cidade e contagiar-se com sua beleza natural, cultural e histórica.

A cidade conquista visitantes de todo o País com o seu excelente clima e atrativos. Localizada a 80 km de São Paulo, Itatiba se desenvolve preservando a qualidade de vida.

A rede hoteleira garante uma estadia tranquila e de qualidade. A gastronomia se destaca na variedade dos seus bares e restaurantes. As praças públicas e os Parques Municipais oferecem belas paisagens e excelentes opções de esporte e lazer.

O roteiro turístico é diversificado. O Centro Histórico conta com prédios e igrejas preservadas que marcaram a história da cidade, e sua memória é resgatada pelo Museu Municipal e pelo Arquivo Público Municipal. A Praça da Bandeira, com seu tradicional Coreto, a Basílica de Nossa Senhora do Belém, os casarões do Século XIX e o centro comercial, típicos de cidades do interior.

No roteiro rural o destaque é o contato com a natureza. Nosso visitante pode degustar delícias da fazenda como queijos, pães, bolos, geléias, doces, sucos, vinhos etc. Dependendo da época do ano, é possível visitar plantações de morango, uva ou o caqui - fruta típica de Itatiba, que tem a sua festa anual em abril: a Festa do Caqui e Cia, que a cada edição recebe em média 50 mil visitantes.

O turismo rural tem crescido e se fortalecido através de seus empreendimentos e propriedades rurais de cunho familiar, que agradam a todos os públicos e atraem visitantes de todas as regiões por seus belos espaços, experiências e produtos. Em nosso município foi criada, recentemente, a Rota Turística Princesa da Colina, que oferece inúmeras opções para se aproveitar o ambiente rural, como: restaurantes, adegas, empório, hípica, orquidário, fazendinha, colheita, passeios.

Itatiba conta, ainda, com o maior zoológico particular do país, com 500 mil m² de área verde e mais de 1.200 animais de 180 espécies diferentes, complexo este no qual também há um museu de arte natural.

Temos ampliado o poder atrativo no segmento de eventos por nossa cidade ser cenário de casamentos exuberantes e ser escolhida por casais do Brasil inteiro, e até do exterior, para celebrar sua união em espaços que dispõem de belas paisagens e casarões de fazendas históricas. Isso tem contribuído fortemente com a projeção de nossa cidade, que também passa a ser conhecida como "a cidade dos grandes casamentos".

A Princesa da Colina aguarda sua visita. Venha nos conhecer!