Monteiro Lobato

Um mundo a descobrir em:

Monteiro Lobato-SP


 

Monteiro Lobato, no interior de São Paulo, oferece aos turistas suas belas paisagens com muito verde e tranquilidade. O município, que está a 132 km da capital paulista, foi fundado por tropeiros e imigrantes italianos. Atualmente, 50,80% de seu território é formado por vegetações nativas pertencentes aos domínios da Mata Atlântica.

Terra da literatura infantil: A cidade é reconhecida pelo legado cultural deixado pelo escritor José Bento Monteiro Lobato, que residiu no povoado de Buquira no período de 1911 até 1917, quando se inspirou para a criação das histórias da boneca Emília, Tia Nastácia, Dona Benta, Jeca Tatu entre outros personagens do Sítio do Picapau Amarelo. O encantamento criado pelo escritor permeia toda o município. É possível andar pela Rua do Visconde, estudar na Escola Narizinho Arrebitado e visitar a cachoeira do Reino das Águas Claras.

Reconhecimento: Monteiro Lobato vive seu melhor momento em relação ao desenvolvimento do turismo. A cidade foi classificada, por lei estadual, como Município de Interesse Turístico (MIT). Desta forma, o governo municipal prevê, anualmente, cerca de 550 mil reais para investimentos no setor. A verba deve fomentar projetos de infraestrutura turística e possibilitar a ampliação e o fortalecimento das atividades econômicas. De todo o estado de São Paulo, apenas 140 localidades foram consideradas MITs. Sem dúvida, um reconhecimento e tanto ao trabalho sério e potencial turístico e cultural do município lobatense.

Cidade Encantada: A partir desta nova fase, estão sendo intensificadas as ações que visam tematizar Monteiro Lobato no conceito de “Cidade Encantada”, uma alusão à obra do escritor José Bento Monteiro Lobato e seus personagens do Sítio do Picapau Amarelo, tão presentes no imaginário dos turistas e moradores. Entre as ações já realizadas, constam os trabalhos de revitalização dos espaços públicos, tais como a Casa de Cultura Nelson Gomes e colorido letreiro de boas-vindas do município, além de rotas temáticas inspiradas na literatura e observação dos pássaros.

Ecoturismo: Monteiro Lobato possui um cenário perfeito para a realização de trilhas, arborismo, corridas de montanha e práticas esportivas que não agridem o meio-ambiente, contribuindo para o turismo sustentável e preservação dos recursos naturais.

O visitante que deseja desbravar o município lobatense irá se deparar com boas práticas de turismo sustentável com destaque na preservação da natureza, no incentivo do artesanato e na gastronomia e tradições caipiras. Um verdadeiro mundo a descobrir!

 

Saiba mais em:

www.monteirolobato.sp.gov.br

www.descubramonteirolobato.com.br

Informações:

Secretaria de Cultura e Turismo

turismo@monteirolobato.sp.gov.br

(12) 3979-1314